As funções de um acompanhante de idosos, em termos gerais, são diferentes em cada família que aquele profissional atende. Afinal de contas, as demandas variam muito dependendo das condições físicas e mentais da pessoa que será assistida.
De acordo com o Código Brasileiro de Ocupações, há um código que corresponde à categoria de cuidadores e acompanhantes de idosos, crianças e adultos. Trata-se do código 5162-10, que é o utilizado para assinar a carteira do profissional quando há vínculo de trabalho.
Ao longo do post de hoje, apresentaremos diversas informações sobre essa ocupação e quais são as funções que um acompanhante de idosos exerce quando contratado. Vale a pena conferir!
Embora legalmente acompanhantes e cuidadores de idosos compartilhem dos mesmos direitos, convencionou-se que as suas funções diferem em alguns aspectos. Enquanto o cuidador é o mais indicado em casos de pessoas com limitações avançadas, o acompanhante é o mais indicado para fazer companhia ao idoso que ainda tem certa autonomia.
Dentre as responsabilidades do acompanhante de idosos, estão:
Isso tudo precisa ser previamente combinado com o profissional. Independentemente de ser um acompanhamento esporádico ou contínuo, é fundamental que esteja bastante claro para o contratante e para o contratado quais são as expectativas de cada uma das partes.
Nem sempre as funções de um acompanhante de idosos se restringem ao domicilio do paciente, como já ficou claro no item anterior. No entanto, é preciso determinar como se dará o transporte quando houver deslocamentos.
Não importa se será de Uber, de Taxi, com o carro da família ou com o carro do próprio acompanhante, as despesas ficam por conta da família. Os horários também podem ser variados, contemplando somente alguns dias do mês, da semana ou continuamente.
O acompanhante deve ter acesso fácil ao telefone de algum familiar para casos de emergência. É interessante, inclusive, manter um contato periódico para relatar como foram os atendimentos.
Assim como acontece com as demais ocupações domésticas, por lei não é exigida uma formação específica para os profissionais que desempenharão as funções de um acompanhante de idosos. Mesmo assim, é de bom alvitre que essa pessoa passe por cursos de capacitação.
Isso dá mais segurança ao idoso, pois ele estará amparado por alguém que sabe como agir em situações críticas. Além disso, esse tipo de treinamento oferece condições para que o atendimento seja de qualidade e de confiança.
A experiência é outro fator que pode fazer a diferença. No entanto, os profissionais mais experientes normalmente são os mais requisitados e, com isso, a sua remuneração tende a ser maior.
Os requisitos para ser um acompanhante de idosos não se restringem somente a aspectos técnicos. É de extrema importância que o profissional saiba que está lidando com outros seres humanos e tenha sensibilidade nesse sentido.
Ele deve saber ouvir, ser atencioso, ter paciência, saber manter o controle emocional em situações críticas, respeitar a privacidade da família, ser discreto e dominar noções básicas de saúde para tomar conta do idoso e perceber sinais incomuns.
Como o próprio termo já diz, as funções de um acompanhante de idosos estão relacionadas ao bem estar da pessoa assistida. Também pudemos perceber que sua rotina de trabalho está alinhada a atividades que ajudem o paciente a ter um dia a dia agradável
Outra responsabilidade do profissional é que o idoso possa ter segurança tanto em domicílio como nas atividades externas, sejam elas compromissos ou de lazer. Por fim, também vimos que esse serviço pode ser contratado com jornada de trabalho fixa ou eventual.
E aí, gostou da publicação de hoje? Que tal compartilhar nas suas redes sociais? Até mais!
4 Comments
[…] Há várias formas de se acompanhar um idoso com custos que cabem em vários orçamentos. Daí a importância de contar com uma seleção profissional e que possa ajudar a família a entender suas alternativas[…]
[…] Ótimo post!! […]
[…] de mais nada, vale lembrar que o objetivo da presença do acompanhante de idosos é proporcionar auxílio, conforto, segurança bem estar e qualidade de vida à pessoa que será […]
[…] uma das melhores opções é recorrer a agências de cuidadores e acompanhantes de idosos que já tenham experiência no mercado e ofereçam recursos humanos preparados e que zelem pela […]