O cuidador é a presença que assegura a proteção e o conforto do idoso na ausência de seus familiares. Ele executa diversas tarefas para que a pessoa assistida esteja bem alimentada, limpa, medicada e usufruindo de bem estar físico e mental. Para tanto, amor e cuidado devem permear as suas ações.
Esse é um profissional cada vez mais requisitado, ainda mais com o crescente envelhecimento da população. Não é à toa que os mais capacitados tendem a ser mais valorizados e bem remunerados. Todavia, essa é uma função que exige muito mais do que foco no aspecto financeiro.
Dentre os conhecimentos que o cuidador adquire em seus treinamentos, a empatia é um dos itens mais presentes. Esse não é um trabalho fácil e ele requer muita paciência, afetividade e responsabilidade mesmo diante de situações adversas.
Logo mais, você verá uma série de atribuições intrínsecas à profissão. Elas evidenciam todo o amor e o cuidado que um cuidador deve ter.
Como todos bem sabem, a preocupação com a qualidade de vida e bem estar do idoso vai muito além do aspecto fisiológico. Mesmo durante atividades rotineiras, como na alimentação, na higiene e na mobilidade, o cuidador precisa ter amor e cuidado.
Um dos primeiros passos é saber ouvir. Quando não há debilidade específica que afete a fala, normalmente os idosos gostam de contar histórias do passado e isso cria um vínculo de afeto com o profissional que é seu interlocutor.
Não por mero acaso, diversos cuidadores dizem tratar os seus pacientes como se fossem seus pais ou avós. Da mesma forma, muitos idosos dizem que os cuidadores são como seu filhos ou netos.
Pouco a pouco, a empatia vai criando um sentimento mútuo entre o assistido e seu responsável. Esse é um ponto extremamente positivo para que haja confiança e para que o dia a dia na terceira idade seja ainda mais feliz e prazeroso.
Em seguida, estarão algumas situações cotidianas em que o amor e o cuidado que um cuidador deve ter são evidenciados:
E esses foram apenas alguns exemplos de como o amor e o cuidado que um cuidador deve ter são tão relevantes para a relação firmada com o paciente. Até a próxima!