Embora algumas ocupações sejam semelhantes, elas possuem diferenças básicas que devem ser consideradas. É exatamente esse o caso de damas do lar, cuidadores e acompanhantes de idosos que, embora sejam funcionários domésticos, não têm as mesmas responsabilidades.
Quando se contrata uma ou mais pessoas para trabalhar a domicílio, é fundamental estar atento para não exigir demandas que configurem acúmulo de funções. Por isso, conhecer quais são as incumbências de cada profissional se mostra algo tão importante.
Tendo em vista ajudar você a diferenciar tais conceitos, no artigo de hoje teremos um paralelo que mostra as principais atribuições do cuidador, acompanhante e dama do lar. Fique de olho nas dicas!
Basicamente, as principais diferenças entre os três profissionais domésticos analisados hoje são as seguintes:
Seu serviço consiste em oferecer suporte e cuidados ao idoso. Para tanto, ele desempenha diversas atividades que se relacionam ao seu bem estar físico, psicológico e social. Essas tarefas dizem respeito tanto a pessoas dependentes como as que ainda mantêm a autonomia.
É muito comum a contratação de cuidadores de idosos quando a pessoa assistida está acamada e faz uso de fraldas. Outros casos frequentes são os de idosos que desenvolveram demência ou Alzheimer.
Para garantir o conforto do idoso, o cuidador pode desempenhar atividades relacionadas ao ambiente a sua volta. Alguns exemplos são o preparo de alimentos, lavar a louça, trocar e lavar a roupa de cama.
Como o próprio nome já diz, o acompanhante desempenha funções relacionadas ao convívio com o idoso. Ele pode permanecer com a pessoa assistida em casa ou então levá-lo a consultas médicas, a passeios, ao supermercado, entre outros compromissos ou atividades.
Normalmente, a contratação do acompanhante de idosos se dá quando a pessoa assistida não está acamada e ainda preserva ao menos em partes a sua autonomia.
A Dama do Lar ou empregada(o) doméstica(o) não tem como função cuidar de idosos tais como o cuidador e o acompanhante fazem. Sua principal incumbência é a limpeza da residência.
Em alguns casos, especialmente quando a empregada trabalha há anos com a mesma família, são feitas combinações ou se acrescenta no contrato de trabalho a função de cuidadora também. Não é o ideal, mas acontece.
No entanto, essa situação precisa ser muito bem acordada. Não pode ser negligenciada a necessidade de um aumento no salário e também que a funcionária tenha capacitação suficiente para assumir uma responsabilidade tão grande.
A classe de trabalhadores domésticos foi regularizada em 2015. Popularmente, essa iniciativa da então presidente Dilma Rousseff foi apelidada de PEC das Domésticas. Mas ela não se restringe somente às Damas do Lar.
Essa é a mesma determinação legal que ampara os cuidadores e acompanhantes de idosos. Isso foi convencionado pelo menos até a regulamentação da sua profissão, algo que já tramita na Câmara Federal.
Basicamente, os direitos adquiridos pelos profissionais foram a consolidação das premissas já presentes na CLT e a diminuição dos casos de contratação informal. Ou seja, não foram realizadas adições a direitos pré-existentes. Eles apenas foram reconhecidos e tiraram muitas pessoas da informalidade.
Como já mencionado, para que não haja acúmulo de funções, uma Dama do Lar que venha a se tornar também Cuidadora de Idosos ou vice versa, precisa de um novo contrato de trabalho. Especialistas recomendam que esteja tudo muito bem combinado previamente com o consentimento de ambas as partes.
Além disso, também é recomendado um aumento salarial de, no mínimo, 20%. Não existe uma lei que determine essa obrigação ao empregador se ela não estiver no contrato. Mas, considerando a dupla função é interessante oferecer esse adicional por uma questão de bom senso.
Quando a família necessita de cuidados para o idoso em tempo integral ou por longos períodos, o ideal é que se contrate mais de um funcionário. Caso contrário, será sobrecarregada uma única pessoa e isso tende a reduzir a sua produtividade e desempenho no dia a dia.
E então, tirou as suas dúvidas sobre as diferenças entre Cuidador, Acompanhante e Dama do Lar? Se restaram questionamentos que não foram respondidos, entre em contato com a Anjos Cuidadores!
2 Comments
Quais sao as funçoes de damas de companhia? Elas fazem.limpeza na residencia e cozinham?
Olá, recomendamos que dê uma olhada neste artigo: https://acvida.com.br/cuidadores/atribuicoes-do-cuidador-de-idosos/