Todas as estatísticas demonstram que a população de idosos no Brasil está em ritmo de crescimento acelerado. Cada vez mais pessoas são provas vivas do aumento da expectativa de vida. Porém, as limitações da idade normalmente requerem o acompanhamento técnico de um cuidador.
Mazelas como a doença de Alzheimer, a catarata, as limitações nos movimentos, a osteoporose e as demências são apenas algumas das que podem atingir os 23 milhões de idosos brasileiros. A previsão é de que em menos de 2 décadas essa parte da população chegue a 35 milhões. Por isso, a demanda por cuidadores de idosos é altíssima.
No entanto, não é qualquer pessoa que apresenta as habilidades e competências necessárias para desempenhar essa função. Muitas famílias têm dificuldades em encontrar profissionais capacitados. Nesse contexto, contar com uma agência de cuidadores de idosos pode ser a solução.
Para a publicação de hoje, reunimos as principais vantagens em contratar um cuidador de idosos com a mediação de uma agência especializada. Esse é o caminho pelo qual muitas famílias estão optando e não é por mero acaso.
A profissão de cuidador de pessoa idosa ainda não é regulamentada, embora já tramite na Câmara o projeto de lei do Senado 284/2011 com esse objetivo. Por enquanto, a lei que ampara esses profissionais é a PEC das Domésticas.
Sem sombra de dúvidas, as preocupações legais estão entre os motivos que fazem com que inúmeras famílias terceirizem o controle dos direitos trabalhistas com a ajuda de uma agência de cuidadores de idosos. Mas essa é somente uma das razões.
A seguir, estarão as principais vantagens em optar pela contratação de cuidadores através de uma parceria com agências especializadas. Vale a pena conferir.
Uma das maiores vantagens da terceirização de serviços é a ausência do vínculo empregatício. Em outras palavras, a família divide a responsabilidade quanto ao amparo legal ao trabalhador com a agência de cuidadores de idosos.
Isso não significa que o profissional será prejudicado. No momento da contratação são determinados todos os preceitos que nortearão o serviço prestado, com a possibilidade de geração de vínculo ou não, dependendo das expectativas do contratante.
Tomando como exemplo o rol de cuidadores de idosos da Anjos Cuidadores, podemos afirmar que há uma preocupação real com a capacitação dos profissionais que atendem as famílias. A seleção é criteriosa pois somente 1 a cada 20 entrevistados é aprovado.
Além do mais, a empresa oferece cursos de formação continuada. Os cuidadores estão aptos a desempenhar seu papel com plena responsabilidade e eficiência.
Um dos problemas enfrentados por quem contrata cuidadores individualmente diz respeito às situações em que o profissional se ausenta de última hora e a família não consegue um substituto. Porém, com o amparo de uma boa agência de cuidadores de idosos, a substituição é rápida e mantém a mesmo padrão de atendimento.
E por falar em urgências, outra necessidade que é contemplada pela agência de cuidadores de idosos é a de plantões ou atendimentos em situações emergenciais. Contar com esse tipo de amparo pode se mostrar fundamental, especialmente à noite e nos finais de semana.
Assim como qualquer outra empresa, a agência de cuidadores de idosos tem uma reputação pela qual deve zelar. Para tanto, a qualidade de seus serviços é sempre a melhor possível, para que o alinhamento de expectativas do contratante e da empresa seja mantido no longo prazo e traga vantagens para ambos os lados.
Portanto, ao firmar uma parceria com a agência, a família pode ter certeza de que a pessoa assistida terá um atendimento de extrema qualidade e com toda a segurança que a atividade requer. Inclusive, no caso da Anjos Cuidadores, é oferecida a possibilidade de monitoramento ou gravação em vídeo das atividades realizadas. Contar com essa transparência é um diferencial.
Essas foram as dicas de hoje para que você possa avaliar o quão interessante e vantajosa é a parceria com uma agência de cuidadores de idosos. Ficou alguma dúvida? Basta entrar em contato conosco!
2 Comments
[…] através de agência ou não, uma das dicas para contratar um cuidador de idoso de confiança é fazer um contrato onde fiquem definidas as obrigações das partes[…]
[…] caso, o vínculo do cuidador de idosos não é com o contratante propriamente dito, mas sim com a agência que intermedia a contratação. Detalhes legais são amplamente discutidos antes da assinatura do contrato para que haja um […]